... ...

Tá estressado ? Chalé, natureza e descanso............ Tá estressado ? Chalé, natureza e descanso...


Tenha uma página inicial com os principais links? Clique aqui


TUDO SOBRE A FRUTA NONI

Características da fruta Noni

Cresce tanto em florestas , como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca. É portanto encontrada numa grande variedade de habitats : terrenos vulcânicos, ou mesmo em terra calcária .

Pode crescer até 9m de altura, e tem folhas largas, simples, de verde escuro, com veias vincadas. A planta dá flores e fruto durante todo o ano. As flores são pequenas e brancas. A fruta contém muitas sementes, e tem um forte odor, quando colhida, daí que seja por vezes descrita como fruta de queijo ou fruta de vómito .


Conheça tudo sobre a noni uma fruta medicinal

A primeira plantação de noni começa a produzir em Parnaíba. Na área da plantação encontramos 400 pés dessa planta que está na mídia brasileira desde 2003, com fama de proporcionar excelentes resultados na área da saúde. A presença de ômega 6 e óxido nítrico dilataria os vasos, melhorando a oxigenação e, conseqüentemente, a memória.

O noni é uma fruta verdinha, chegando a parecer com a fruta do conde, com a graviola, mas é em suas propriedades que está toda a diferença do exótico noni para as demais frutas : possui também escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e antiinflamatória, que também ajuda a dilatar os vasos sangüíneos — o que faria baixar a pressão arterial.

O noni é uma fruta que deve ter sua polpa adicionada a qualquer outro suco e recomenda-se que seja tomada em três doses: uma pela manhã, uma ao meio-dia e uma à noite.


Os reais benefícios da fruta Noni, esse alimento misterioso, só encontrado em suco e que promete maravilhas à saúde:

A presença de ômega 6 e óxido nítrico dilataria os vasos, melhorando a oxigenação e, conseqüentemente, a memória
• Especialistas dizem que a fruta contém betacaroteno, precursor da vitamina A, e acubina, que agrega propriedades antibióticas
• Possui escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e antiinflamatória, que também ajuda a dilatar os vasos sangüíneos — o que faria baixar a pressão arterial
• A fruta Noni é rica em vitamina C

É só uma questão de tempo para as pessoas começarem a ouvir falar desse tal de noni e descobrir que não se trata de um ser de outro planeta. Com o nome científico de Morinda Citrifolia e originário dos mares do Sul, esse alimento que tem gerado uma certa curiosidade é, na verdade, uma fruta verdinha, com a aparência de fruta do conde, e que — acredite — não pode ser encontrada em feiras nem supermercados. Isso mesmo: o noni está prestes a fazer parte do grupo de coisas sobre as quais todo mundo fala, mas que ninguém vê por aí — algo como um chester vivo, ciscando no terreiro.

A fruta Noni só existe por aqui em forma de suco engarrafado ou chá (embora atualmente esteja sendo cultivada na Amazônia peruana e, talvez, possa ser encontrada à venda em breve no Brasil). Mesmo nos Estados Unidos, o noni é vendido apenas sob forma de cápsulas, chás (feitos das folhas) ou sucos industrializados, para dezenas de milhões de consumidores.

Ao contrário de todas as frutas que são melhores quando consumidas frescas e com casca, essa não é muito palatável ao natural. “Parece fruta do conde, mas não tem nada de doce. O gosto da fruta Noni é muito ruim e o cheiro não é dos mais convidativos”, garante o nutricionista vegetariano George Guimarães, de São Paulo, que teve oportunidade de prová-la. Quanto ao suco, este vem misturado com sucos de cranberry (ou de blueberry) e de uva, e, segundo o especialista, tem um sabor curioso.


Febre de consumo da fruta Noni

Apesar da dificuldade de encontrá- lo in natura, o maior mistério em relação ao noni — e que também reforça sua popularidade — tem a ver muito mais com as suas supostas propriedades terapêuticas. Seu consumo no Brasil é recente, sendo mais popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. De acordo com estatísticas de 2003, uma garrafa do suco era vendida a cada dois segundos (ou menos) pelo mundo afora — sem falar das cápsulas e dos chás. “O sucesso está diretamente ligado ao fascínio que o homem sente por tudo que pareça mágico, milagroso e, sem muitas explicações precisas ou de forma vaga, anuncie-se capaz de curar várias doenças”, acredita o médico Leandro Pomini, de São Paulo.

Isso não quer dizer que o noni não tenha propriedades benéficas. Significa apenas que ainda não existem provas consistentes do ponto de vista científico de que realmente cure ou previna males. Há poucos estudos isentos a respeito — e nenhum com seres humanos, apenas ratos. “Essa fruta pode até vir a ser algo maravilhoso em termos de cura, mas ainda não existem provas conclusivas, nem estudos populacionais que sirvam de base para afirmar isso hoje”, diz a nutricionista Denise Schirch, de São Paulo.

Mesmo com a falta de informações precisas — o maior fabricante do suco no Brasil não quis dar informações nutricionais sobre o produto —, não se pode condenar a fruta. “Não faz mal algum consumir o noni”, garante George Guimarães. “Só pode haver algum risco se a pessoa deixar de seguir seu tratamento por causa disso”, acrescenta. É que os derivados do noni não são remédios, mas complementos alimentares. E o FDA e a Comissão Européia, organismos que funcionam como agências reguladoras de saúde nos Estados Unidos e na Europa, concluíram que não há evidências dos benefícios desse alimento para a saúde humana.

Motivo da controvérsia O noni e seus subprodutos geram polêmica porque anunciam ter uma substância chamada proxeronina, um precursor de um aminoácido denominado xeronina — que só um pesquisador descobriu até hoje. A xeronina foi encontrada e batizada pelo médico Ralph Heinicke, nos anos 50, quando ele fazia estudos com o abacaxi. Na ocasião o cientista ficou tão convencido dos poderes curativos de sua descoberta que passou anos estudando suas propriedades.

Quase não há menções a essa substância fora dos trabalhos de Heinicke e dos produtores de suco e de cápsulas obtidos a partir do noni. Quem fizer buscas em vários bancos de dados de pesquisa dificilmente encontrará algo sobre a xeronina ou sua precursora. O professor Richard Mithen, chefe da equipe de pesquisa do Centro John Innes e do Institute of Food Research, na Grã-Bretanha, afirma que nunca ouviu nada a respeito da xeronina e também não encontrou documentos científicos descrevendoa. Mesmo assim, Mithen, que recentemente produziu com sua equipe um superbrócolis que pode ajudar a prevenir câncer, acredita que o suco de noni é boa fonte de antioxidantes.

Estas substâncias são conhecidas por suas propriedades anti-radicais li vres, capazes de auxiliar na prevenção de tumores malignos — algo que, segundo o professor, o suco de laranja também pode fazer. “Todas as frutas contêm antioxidantes”, completa o nutricionista George Guimarães.

Em sucos industrializados com o noni, pode-se encontrar ainda a mistura com sucos de cranberry e uva, estes sim com propriedades reconhecidas cientificamente — podem ajudar a abaixar o nível de colesterol no sangue, por exemplo. Em tempo: o cranberry, uma frutinha vermelha do Hemisfério Norte, é parente da groselha e, acredita-se, do nosso cupuaçu. Tem qualidades comprovadas no tratamento de cistite (infecção urinária).

Há algum tempo, os piauienses conheceram uma planta comum do Taiti, chamada popularmente de Noni. Muitos pesquisadores estão estudando os efeitos de seu fruto e já comprovaram, com 75% de eficiência, os efeitos positivos para a cura de 27 enfermidades.

Em 1993 o jornal “Câncer Letter” anunciava que os cientistas da Universidade de Kelo e do Instituto de Ciências Biomédicas do Japão tinham investigado 500 variedades de plantas e descobriram que o Noni (Morinda Citrifolia) contém propriedades anti-cancerígenas – damnacantal.

1997 – Drª Anne Hirazumi, afirma na sua tese que o sumo do Noni contém goma-arábica e vários tipos de açúcar entre eles: glucose, arabinose e ácido glucourónico. Esta investigação demonstrou que os componentes do Noni têm efeitos positivos na estimulação das reacções do sistema imunitário, na purificação do sangue, na regulação das funções celulares, na regeneração das células mortas e na prevenção do desenvolvimento de tumores. “Vito-Chemicals” – substâncias químicas vitais presentes no Noni têm excelentes resultados na prevenção das doenças e ricos em anti-oxidantes. - Ao estimular a produção de células T (desempenham um papel importante na luta contra tumores), reforça o sistema imunitário, particularmente os macrófagos e os linfócitos no que respeita aos glóbulos brancos. Os estudos também revelaram efeitos anti-bacterianos, analgésicos e anti-cancerígenos, mostrando eficácia também como prevenção na degeneração celular. A Drª. Mona Harrison da “Boston University School of Medicine” e directora médica do D.C. General Hospital dos EUA, refere que o consume de Noni ajuda à formação de xeronina que controla as funções glandulares da tiróide e do timo, essenciais na prevenção das infecções e problemas relacionados com o sistema imunitário. A investigação conduzida pelo Dr. Neil Solomon sobre 8000 consumidores do sumo de Noni, que envolveu 40 médicos, demonstrou que o sumo de Noni ajuda a curar diversas doenças como: doenças cardíacas, problemas digestivos, diabetes, hemorragias cerebrais entre outras. As investigações mostram uma panaceia de melhorias, referimos apenas os 15 melhores resultados referidos no estudo destes 8000 pacientes:

Doença / Disfunção

% em 8000 pacientes

Astenia geral

92%

Cansaço (diminuição)

91%

Problemas digestivos

89%

Dificuldades de concentração

88%

Dores (incluindo enxaqueca)

88%

Sexualidade (aumento do desejo)

87%

Hipertensão arterial

85%

Diabetes tipo I e II

84%

Alergias

84%

Problemas cardíacos

80%

Bem –estar físico

80%

Problemas respiratórios

79%

Depressão

77%

Artrite

77%

Melhoria da qualidade do sono

73%

O suco da fruta Noni combate, entre outras doenças, artrite, artrose, reumatismo, diabetes tipo 1 e 2, dores de cabeça, impotência sexual, perda de peso e hipertensão.

De acordo com informações de Francisco Leal, o noni funciona porque tem como princípio elevar a imunidade da pessoa e recuperar as células danificadas. “Além, é claro de toda a riqueza de vitaminas e aminoácidos contidos na fruta”, disse. O concentrado deve ser feito na seguinte proporção: 89% da polpa da fruta e 11% de suco de uva ou goiaba. “Se o paciente fizer em um copo de 100ml deve usar 60% de polpa e 40% de suco de uva ou goiaba”.


Usos da fruta Noni no mundo.

Na China , Japão e Tahiti , várias partes da árvore ( folhas , flores , frutos e tronco ) servem para tratamento da febre , tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite , constipação , dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia , acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse , náusea e cólicas . Nas Filipinas , é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite .

O tronco desta árvore produz uma cera castanho-púrpura, chamada de cera-batik , aplicada em pintura sobre tecido, normalmente seda ( pintura sobre seda ). Conhecida por ser produzida com esta finalidade na ilha de Java , na Indonésia .

No Havai é extraída uma tintura amarelada da raiz para tingir tecidos. No Suriname assim como em outros países, a árvore serve como pára-vento, suporte para videiras , e também árvores de sombra para arbustos de café . A fruta é também usada como "champô" (shampoo, no Brasil) na Malásia , onde se acredita que ajuda no combate aos piolhos .

Na Indochina , o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria . Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas de ossos. No Havai, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extraír o pus . O extrato de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias.

Nos Estados Unidos e Canadá , "noni" é anunciado como produto dietético.

Os fabricantes de produtos do noni, reivindicam que o xeronine (patenteado nos Estados Unidos sob o nº4.543.212) é o princípio biológico ativo. Segundo o alegado descobridor desse princípio ativo, Ralphe Heinicke, este diz que o xeronine é "um novo alcalóide , útil em medicina, alimentação, e em campos industriais." ; "A composição, caracterização, o modo de acção e a utilidade do novo alcalóide, o xeronine, pode ser isolado de uma grande número de substâncias naturais através de determinadas técnicas e precauções."

No entanto, até ao ano de 2006, vinte anos após o primeiro anúncio da descoberta do xeronine, não foi lançado nenhum artigo numa publicação científica sobre este. A estrutura química do xeronine ainda hoje é desconhecida.


Aspectos legais e científicos da fruta Noni

Informe Técnico nº. 25, de 29 de maio de 2007 da ANVISA

Esclarecimentos sobre a comercialização do suco de fruta noni (Morinda citrifolia).

I. Introdução

A Morinda citrifolia, também conhecida como Noni, é um arbusto encontrado em algumas regiões tropicais do mundo. As frutas desta planta possuem histórico de uso nas farmacopéias de países do Sudeste Asiático e, nas últimas décadas, ocorreu um aumento significativo do interesse científico e comercial relativo ao suco de frutas noni. A literatura científica sobre essa espécie vegetal é extensa, principalmente em relação aos seus possíveis efeitos farmacológicos e usos terapêuticos. No entanto, a quantidade de publicações que avaliaram a segurança dessa espécie é limitada (West et al., 2006).

II. Objetivo

Esclarecimentos sobre a comercialização do suco de fruta noni no Brasil.

III. Análise

Em 2004, a Anvisa verificou que algumas empresas estavam comercializando o suco de fruta noni e realizando alegações de propriedades terapêuticas e medicamentosas, tais como: propriedades anticancerígenas, antiinflamatórias, analgésicas e anti-sépticas, entre outras. Durante esse período, foram suspensas mais de 15 peças publicitárias contendo alegações indevidas referentes ao produto, por meio da publicação das Resoluções RE nº. 7/2004, nº. 9/2004 e nº. 148/2004.

O suco de fruta noni é um produto sem histórico de consumo pela população brasileira e, portanto, enquadrado na definição de novo alimento estabelecida pela Resolução nº. 16/1999. Para que o produto possa ser comercializado no Brasil é necessário que as empresas interessadas apresentem documentação científica comprovando sua segurança de uso e solicitem seu registro na Anvisa.

Levantamentos realizados nas principais ferramentas de busca de periódicos na internet identificaram estudos relatando casos de toxicidade hepática em humanos associadas ao consumo de noni (Stadlbauer et al, 2005; Gunda et al, 2005; Yüce et al, 2006) e um caso de toxicidade renal (Mueller et al, 2000).

Além das questões relativas à segurança, a GGALI encontrou dificuldade em definir o papel do suco de noni na alimentação dos brasileiros, uma vez que: ? A ingestão recomendada do produto é de apenas 30 ml por dia, o que não é compatível com a porção usual de consumo de sucos (200 ml); ? Existe um grande número de propagandas relacionando o consumo do produto a possíveis benefícios farmacológicos, facilmente encontrados na internet; ? Há ampla disponibilidade de sucos de frutas no Brasil com elevado valor nutricional, preço acessível e sem qualquer restrição de consumo.

Desta forma, até o momento nenhum suco de fruta noni foi aprovado e registrado como alimento pela Anvisa.

IV. Considerações Finais

As publicações científicas sobre o suco de noni têm trazido muita controvérsia sobre sua segurança como alimento. Os relatos de efeitos hepatotóxicos descritos na literatura científica precisam ser melhores esclarecidos e entendidos, sendo necessários mais estudos bem controlados que elucidem adequadamente esta questão.

Portanto, com o intuito de proteger e promover a saúde da população, os produtos contendo Noni não devem ser comercializados no Brasil como alimento até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso e registro sejam atendidos.

Na União Europeia , o sumo de noni está registrado como ingrediente alimentar e, segundo o documento da decisão, o comitê científico da alimentação humana, perante os dados que lhes foram fornecidos, concluiu que o sumo de noni não é superiormente benéfico para a saúde quando comparado a outros sumos de frutas .

Este registro como ingrediente alimentar é válido apenas para o sumo de noni, não abrangendo quaisquer outros produtos alimentares feitos a partir de noni. Portanto, é proibido, por lei, vender outros produtos alimentares feitos a partir desta planta e fruto. É também ilegal reivindicar qualquer efeito médico ou terapêutico, de qualquer produto derivado de noni na União Europeia, uma vez que não foram aprovados pelas autoridades competentes .

Em 2005, duas publicações científicas descreveram incidentes de hepatite aguda reportadas como causadas por uma preparação a base de noni . Consequentemente, a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) iniciou uma avaliação dos produtos derivados do noni. Na Alemanha , a BfR (National Agency for Risk Evaluation) também iniciou investigações em 2006, sobre a hepatite aguda, que poderia ter sido causada por esses produtos . No entanto, os autores das duas publicações não encontraram toxinas nos produtos derivados desta planta, como por exemplo, o sumo (suco) de noni, mas sim antraquinona na raíz desta planta'. . Estudo recente, publicado em junho de 2006 na revista científica World Journal of Gastroenterology , não observou nenhum efeito tóxico ao fígado, mesmo em doses altas do suco . No Brasil, por insuficiência de estudos comprobatórios dos benefícios do noni e a possibilidade de provocar hepatite aguda, a ANVISA proibiu o uso e comercialização para fins medicinais.

O significado legal da classificação de noni como suplemento dietético, deve-se ao fato de a classificação como remédio exigir a realização de estudos que mostram segurança e, principalmente, eficácia de um produto para o tratamento de alguma doença . É possível que com o tempo, princípios ativos sejam isolados do fruto e, que estes, sejam testados para o tratamento de patologias , mas até o momento não há um número suficiente de estudos demonstrando eficácia no tratamento de patologias para as quais este suco vem sendo recomendado. Estudos in vitro e em camundongos sugerem que o uso de componentes de noni possam ser úteis no tratamento de diversas patologias, mas esses dados ainda não podem ser transpostos para o uso clínico .

Assim, o seu uso não elimina a necessidade de acompanhamento médico ou de medicações se essas forem prescritas, em portadores de doenças crônicas ou graves .

Cuidado!!! No Brasil, o Noni, ainda está em estudo, portanto, todo cuidado é pouco! Antes de fazer o consumo do Noni, procure o médico!

Em breve:

Como preparar o suco da fruta noni.

Como fazer o noni com suco de uva.

Onde comprar a fruta noni.

Onde comprar o suco da fruta noni.

Onde comprar a planta noni.

De onde vem a fruta noni.

Onde comprar sementes da fruta noni.

Como e onde adiquirir a fruta, a planta e sementes da fruta noni

O comércio da fruta noni no Brasil.

Fotos e imagens da fruta noni no Brasil.

O bem que a fruta noni faz para o homem.

Quais as doenças que a fruta noni cura.

Quais as vitaminas encontradas na fruta noni.

Quais os benefícios para quem toma o suco da fruta noni.

A verdade sobre a fruta noni.

De qual pais é a fruta noni.

Que sabor tem a fruta noni.

As propriedades encontradas na fruta noni.

Quais são as contra indicações para quem toma o suco ou come a fruta noni.