11/11/2004 - 09h42

Goiás: Cidade goiana se parece com as históricas de Minas Gerais

LUÍS SOUZA
Enviado especial à Cidade de Goiás

Seja pela arquitetura colonial, ou pelas ruas com calçamento de pedra, a Cidade de Goiás --também conhecida como Goiás Velho para não confundir com o Estado-- se parece com as bem mais conhecidas e visitadas cidades históricas de Minas Gerais.

Nada surpreendente quando se fica sabendo que os mesmos bandeirantes que encontraram ouro em Minas também desbravaram o Centro-Oeste do Brasil.

Fundada em 1727 com o nome de Vila Sant'Ana, a Cidade de Goiás também teve seu ciclo do metal dourado. Conheceu a prosperidade e foi capital do Estado até 22 de março de 1937, quando a sede do governo foi transferida para Goiânia, a 136 km.

A localidade caiu então em certo ostracismo. Era lembrada mais por ser a cidade da poetisa Cora Coralina, morta em 1985. Ainda hoje, a Casa de Cora é um dos principais pontos turísticos.

A situação mudou em 2001, quando foi declarada pela Unesco patrimônio cultural da humanidade. O local foi descoberto pelo turismo. Nas ruas, é possível encontrar visitantes estrangeiros.

Segundo a Agetur, Goiás Velho conserva mais de 90% de sua arquitetura original do século 18, graças a um tombamento nos anos 50 e ao trabalho de restauro para conseguir o título da Unesco.

Além das atrações históricas, Goiás Velho oferece também a opção do Ecoturismo no cerrado que a cerca, com destaque para a serra Dourada.

Luís Souza viajou a convite da Agetur (Agência Goiana de Turismo)