Tá estressado ? Chalé, natureza, descanso e... ..... Usuários online ....Tá estressado ? Chalé, natureza, descanso e...


.... .

. Viveiros de Plantas e Bonsais em Goiânia

Telefone: (62) 9291-6598 - Josimar "Bonsai"

E-mail : vilaboadegoias@hotmail.com

Como criar um jardim oriental na sua casa


Espécies de Plantas Bonsai:

Acer - Aka Matsuo (Pinheiro Vermelho) - Azaléia - Buxus - Caliandra - Carmona microfila - Celtis - Eugênia - Ficus - Jaboticaba - Jasmim - Junípero Chinês - Junípero Rígida - Kuro Matsuo (Pinheiro Negro) - Mini Ixora - Mirtus - Cereja Silvestre - Piracanta - Pitanga - Podocarpus - Romã - Serissa Chinesa - Serissa Chinesa Flor Dobrada - Serissa Variegata

..

Como criar um jardim oriental na sua casa

 

..

A tradução literal da palavra bonsai, de origem japonesa, é: "plantado na bandeja".


Bonsai é a arte que consiste em manter uma planta por tempo indeterminado em um pequeno recipiente (vaso raso), controlando seu crescimento e a forçando a crescer de uma maneira mais lenta, com o formato desejado. Este deve aparentar uma árvore perfeita na natureza (mini-árvore). Bonsai é também uma terapia, um hobby, um desafio, uma escultura viva.

Cuidados:

Luz Solar:

As plantas usadas para bonsai são, na sua grande maioria, plantas de exterior e por isso necessitam de luz intensa e natural para sobreviverem. As plantas mantidas dentro de casa permanecem úmidas por muito mais tempo, ocorrendo assim o apodrecimento de suas raízes. Portanto, o lugar ideal para o seu Bonsai é ao ar livre onde a planta recebe luz e vento de todos os lados. Em locais semicobertos, girar o vaso de tempo em tempo para que pegue luz de todos os lados. Em locais semicobertos, girar o vaso de tempo em tempo para que pegue luz de todos os lados. Deve-se ter muito cuidado com o horário e a quantidade de sol direto que o bonsai deve receber. Lembramos que o sol direto sem proteção nos horários entre 10h da manhã e 4h da tarde pode ser fatal para o bonsai. Por isso, encontre um local em que seu bonsai possa ficar mais à sombra nos horários de sol intenso. No verão, o sol da tarde é muito forte e prejudicial para a maioria das plantas cultivadas em vasos. Nesta estação evite deixar o bonsai exposto ao sol forte ou cubra-o com uma tela de sombrite 50% (são vendidas em casas de produtos agropecuários).

A falta de luz natural, a queima pelo sol forte direto e a permanência do bonsai em locais fechados e abafados estão entre as principais causas de morte de bonsai.

Regas:

Ao regar a planta, deve-se molhar toda a área do vaso proporcionalmente. Utilize um regador de chuveirinho ou mangueira de esguicho fino. Regue com intervalos de alguns segundos para que a água possa penetrar até o fundo do vaso. No verão, o bonsai deve ser molhado obrigatoriamente de uma a duas vezes por dia, e no inverno de 2 em 2 dias. Ao regar, certifique-se sempre se a água penetrou e vazou pelo orifício de drenagem. Em caso de viagens curtas (até uma semana) você pode deixar o bonsai dentro de uma bacia com água até a metade da altura do vaso, evitando assim as regas diárias. Lembre-se que quanto menor e mais raso o vaso do bonsai, mais regas por dia deverão ser feitas. Se houver falta de água por um longo período, mergulhe o bonsai em água por cerca de 5 minutos. Se tiver dificuldade nas regas devido ao endurecimento exagerado da terra, faça pequenos furos na superfície da terra para a água penetrar melhor.

A falta de água é a principal causa de morte do bonsai, portanto não economiza água nas regas!

Ventilação:

A boa ventilação seca rapidamente o solo ajudando a controlar indiretamente o crescimento acelerado do bonsai, além de proteger a planta de certas pragas como ácaros e fungos. Portanto, mantenha o seu bonsai a maior parte do tempo ao ar livre.

Limpeza:

Uma vez por mês, retire com a mão as folhas mortas e secas de dentro do bonsai e com tesoura, pode e elimine os ramos secos. Em seguida, para retirar todo pó, sujeira e ácaros, lave com um esguicho de água.

Adubação:

A maneira mais fácil e prática de fornecer nutrientes para seu bonsai é utilizar adubos líquidos NPK que contenham micronutrientes. A adubação deve ser utilizada na metade da dosagem proposta pelo fabricante e deve ser feita através das regas. Adubar a cada 15 dias na Primavera e no Outono, e uma vez por mês no Verão e no Inverno.

Pragas e doenças:

Sugerimos que tenha em casa um inseticida em spray e um fungicida à base de cobre. Pulverize a planta com estes produtos após efetuar a limpeza.

Poda, Pinçagem e Aramação: Para manter a forma original do bonsai, procure podar com os dedos (pinçagem) o excesso de brotação dos ramos, várias vezes ao ano. Uma vez por ano, no final do inverno ou início da primavera, você pode podar os galhos (poda) para diminuir o tamanho do bonsai ou modificar seu formato. Você pode ainda conduzir os galhos do seu bonsai com arames. Para isso, enrole o arame (aramação), entorte os galhos e mantenha-o preso por 5 meses.

Replantio:

Uma vez por ano, o bonsai deve ser retirado do vaso, no final do inverno ou início da primavera. Após isso, utilizando-se de um garfo, desmanche a metade do torrão e pode com uma tesoura afiada cerca de 30 a 50% das raízes. Em seguida, plante-o novamente da seguinte maneira: lave o vaso antigo ou escolha um vaso novo; coloque um pedaço de tela no orifício de drenagem e uma pequena camada de areia grossa ou pedriscos; no caso de cedros e pinheiros plante com uma mistura de 400% de areia grossa + 60% de terra preta com um pouco de húmus; para bonsais de arbustos, frutíferas e floríferas, plante com uma mistura de 20 a 30% de areia grossa e 80 a 70% de terra preta com húmus; regue bem e mantenha à sombra por um mês.

Fonte: Belvedere Plantas

.. ..

Temos na natureza muitas árvores lindas que adoraríamos poder ter em casa, porém, as árvores crescem espantosamente e não existe espaço para elas em nossas salas.

Há uma maneira de termos essas belezas como decoração em réplicas, os chamados bonsais, que são a arte de cultivar flores plantadas , isto é, árvores naturais em vasos pequenos, o que as obriga a crescer somente o correspondente ao espaço oferecido. Essa cultura veio da China, quem em 2000 d C já cultivava bonsais em seus jardins. A palavra bonsai significa cultivo em bandeja, e sua cultura foi popularizada pelo Japão por volta do século VIII.

As plantas mais utilizadas em bonsai são araucária, bambu, lichia, oliveira, jabuticabeira, romã, caliandra rosa, ficus retusa, legustre, pinheiros, murta entre muitas outras ornamentais e frutíferas utilizadas com esse fim.

A história do Bonsai no Brasil começou em 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao país, que trouxeram a arte que foi se espalhando por aqui ao longo dos anos e acabou se tornando popular entre os brasileiros.

..

 

.

Os bonsais, apesar de serem uma arte fascinante, são muito frágeis, e necessitam de cuidados para estarem sempre saudáveis e bonitos, como fazer as podas e regas corretamente, cultivar as mudas e etc.

Para dar a forma de uma árvore adulta ao bonsai devemos podá-lo, regulando sua altura, retirando os ramos indesejáveis e cortando todos os brotos que surgirem até que ele esteja formado.

Depois de adulto, a necessidade de aparar as podas ainda permanece, deve-se continuar a tirar galhos e brotos indesejáveis para manter sua forma.

Na rega, é preciso começar debaixo para cima, regando a terra depois tronco e por último as folhas, para assim garantir que a água foi bem absorvida. Deve-se molhar bastante até que saia água por baixo do vaso, e só fazê-lo novamente quando a terra estiver seca.

Quando se compra ou ganha a muda de um bonsai, ele não deve ser diretamente colocado no vaso onde será cultivado, mas sim em outro maior, sendo replantada mais tarde com todo o cuidado, e a partir dai as podas serão feitas para transformá-la numa réplica perfeita da árvore escolhida.

Cultivar bonsais é muito interessante, a arte de criar réplicas vivas da própria vida faz muitas pessoas cultivá-las em casa.

Fonte: Bonsai - Saiba mais Sobre a Arte de Cultivar Bonsais | Diretório de Artigos

....

 


Imagens e Fotos de Bonsais

Mais cultivadores de Bonsai em breve

Dicas como cuidar de seu Bomsai:

1. Não molhe as folhas, pois quando bate o sol, você pode ser responsável pela incineração de sua plantinha;



2. Deixe sua pobre planta no sol, especialmente o bonsai frutífero. A menos que o calor esteja de derreter picolé, não é necessário evitar a exposição direta aos raios solares. Ao contrário, plantas tendem a procurá-los, e você pode entortá-las se deixá-las longe do sol. Pior, você pode matá-las;

3. Tá um calor de rachar coco? Então não a deixe embaixo do sol, mas permita que ela acesse a luz, não vá colocá-la em cima da mesa da sala porque lá é muito longe do sol. O melhor lugar para um bonsai são varandas e janelas;



4. Bonsais de pinheiro dão menos trabalho. Como não precisam gerar frutos, a adubação é menos frequente, só depois da primavera;

5. Já os bonsais frutíferos precisam de uma ajudinha para gerar frutos. A terra deve ter os três componentes principais dos adubos: Nitrogênio(N), Fósforo (P) e Potássio (K). Só que em proporções diferentes. Para bonsais não-frutíferos, a proporção pode ser de 10-10-10 (NPK). Já para os frutíferos, o ideal é que tenha mais fósforo. O que comprei tem a proporção 4-14-8 (NPK), ou seja, é carregado no fósforo, que ajuda na composição das frutinhas;

6. Para colocar o adubo - nós preferimos o que vem em formato de pequenas pedrinhas -, faça buraquinhos na terra com uma perna de pregador e jogue as bolinhas de adubo, depois tampe com a terra e regue;

7. É importante mencionar que o adubo ideal é o de longo efeito, ou seja, estes que são sólidos e vão derretendo aos poucos, conforme você rega. Assim a terra vai ficando adubada aos poucos, não leva um choque químico;

8. Essa é uma técnica que Pitos e eu empregamos e, em menos de uma semana vimos resultado: se o seu bonsai tem galhos que não deram em nada, não deram folhas nem frutos, corte-os. Ele está pegando a comida de outros galhos que sabem a que vieram. Nós cortamos com tesourinha de unha mesmo e logo aqueles cotocos de galho geraram outros galhos cheios de folhas;

9. Não sei se é uma boa ou má prática, mas Pitos e eu retiramos pequenas plantinhas que tendem a surgir na terra, ao pé da árvore principal. Eu sempre acho que elas podem ser daninhas e fico com medo, tiro logo, mas não sei se é a prática ideal;

10. Por último, regue todos os dias. Uma vez se for frio, de duas a três vezes em dias de calor e mais vezes, caso ache que a terra está seca demais.

Fontes: maedegaroto.blogspot.com


. Viveiros de Plantas e Bonsais em Goiânia

Telefone: (62) 9291-6598 - Josimar "Bonsai"

E-mail : vilaboadegoias@hotmail.com