Usuários online


Vila Boa de Goyaz

Belezas e contradições de um Patrimônio da Humanidade

1- Águas .

À primeira vista, cada visitante que aqui chega se apaixona pela cidade de Goiás . A beleza das serras que a abraçam ; o charme de seus telhados e casinhas pitorescas ; o som dos sinos da igreja do Rosário anunciando a missa ; o Rio Vermelho “ rasgando ” a cidade decidido , lavando gentilmente as paredes do muro que protege os casarões que se atreveram a invadi-lo no passado . O céu pintado de varias cores pelo pôr -do-sol e a imensidão da lua subindo por trás da serra , iluminando os braços da cruz cravada em seu peito , protegendo suas belezas . Tucanos voam por toda parte , enquanto ipês floridos - roxos , amarelos e brancos , dançam ao vento num apelo por sua sobrevivência . E lembrando a todos os prazeres dos que procuram na cidade as belezas e tranquilidade hoje perdidos nas grandes florestas de concreto em que se transformam , cada dia mais , as grandes cidades .

Quem vem de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, Nova York, Londres, Berlim , e outros grandes centros urbanos , percebe a Cidade de Goiás como um mar de paz e tranquilidade .

Fica -se encantado com a visão das Serras Dourada e do João Francisco, cujo manto de nuvens do mais belo e puro algodão , decorado por finissimos fios dourados , cobre a cidade num explendoroso nascer -do-sol.

Mas , ao se perguntar para os moradores locais , se eles conhecem estas belezas , a resposta mais ouvida é:”ouvi falar por meus avós , tios , pais . Mas eu mesmo … nunca fui … nunca prestei atenção ...” Como se preocupar e cuidar do que não se conhece ? Consequentemente , o belo se esvai dando lugar ao descuido e esquecimento .

Ao se indicar para o turista as belezas de Goiás , cai -se sempre na “ mesmisse ”: Balneários Santo Antonio, Sucuri e Bacalhau . Cachoeiras da Carioca, Andorinhas e Cachoeira Grande. E porque ? Se temos muito mais para mostrar ? O que estamos fazendo com nossos outros locais de lazer aquatico ? Destruindo-os sem sequer reconhecer seu maravilhoso potencial .

A partir de hoje , estaremos trazendo , a cada semana , um lugar onde a consciência falou mais alto (+), e outro onde o descaso e o sentimento de irresponsabilidade principalmente pelo bem público (de TODOS nós ) tem feito com que sua beleza seja deteriorada sem nenhuma preocupação (-); estaremos com isto mostrando também que a cidade possui enorme potencial , que vem sendo simplesmente ignorado tanto pela administração quanto pela comunidade .

Semana 1.

Cachoeira Grande – um passado de glória num presente sem esperanças.

Na saida para Jussara , entrando à direita , a cerca de 3 km em estrada de chão , chega -se ao “ balneario Cachoeira Grande”. O turista é recebido por um local totalmente desmatado , acompanhado por um odor bastante desagradavel . Tem-se então a visão do Rio Vermelho , um dia sem dúvida um panorama de beleza e exuberância , mas que , com a chegada do Homem , transformou -se num local totalmente desmatado e sujo em uma de suas margens . Uma cachoeira larga , baixa , com lixo e mau cheiro em suas margens , que hoje em nada justifica seu nome , junta-se a construções feias , em nada integradas ao seu ambiente , e descuidadas . Só podemos dizer uma coisa : que tristeza ter um local como este , certamente de grande beleza no passado , tão descuidado , poluído e em nada atraente .

Cachoeira das Andorinhas

Localizada a 8 Km de Estrada de chao , saindo acima da Igreja Santa Barbara, esta cachoeira , embora pequena , possui um grande charme e beleza . Cuidadosamente mantida sem lixo e poluição Sonora por seus proprietários , é um ambiente ideal para aqueles que procuram um lugar pequeno , charmoso e tranquilo para visitar . Forma um pequeno poço , raso , e pode -se ficar numa pequena reentrância de sua rocha , abaixo de sua agua , limpa e fria , num verdadeiro banho de saúde .

Por Leeuwenberg